www.carapecos.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
História do Ensino Escolar em Carapeços


A História do ensino primário em Carapeços documenta à data de 1892, em que a Junta de Freguesia recebe um ofício da Câmara obrigando (por lei) a que todas as crianças em idade escolar se teriam que se matricular, pouco ou nada sabemos como se processava o ensino escolar nessa altura. Em 1918 sabemos que cidadãos desta freguesia já frequentavam a (s) escola (s) primárias nesta Freguesia, entre 1918 e 1920 uma dessas casas particulares (na época não havia edificos escolares) foi o 1º andar da casa do tio Domingos Palmeira, que no rés-do-chão tinha a "Venda", situada mesmo ao lado do Adro da Igreja. “Alexandre Rosas” conta-nos que o seu Pai “Agostinho Rosa”, frequentou essa escola. Entretanto o proprietário dessa casa mandou-a fechar com medo que o estado se viesse apoderar da mesma, e então os alunos foram terminar os estudos para uma escola de Salvador do Campo.

A casa mais antiga que se fala que tenha serviço de escola, foi a casa do já falecido Tiago, (no lugar do Olival) antes conhecida por “a casa do professor”, mais ao lado na casa do Regedor viveu um individuo de apelido “Léria” que também ensinava a ler e escrever, mediante retribuição dos Pais, (particular?) essa casa pertencia a umas senhoras de Barcelos, mãe e filha chamadas de Granjas, cuja filha casou com o penúltimo Regedor de Carapeços, o ainda recordado Manuel Vaz Correia.

Fala-se ainda de outras casas, das quais uma no lugar da Areosa mas ninguém sabe contar que casa seria. Fonte Livro do Padre Alcino,

A escola do “Adro da Igreja” foi provavelmente o primeiro edifício público em Carapeços destinado ao ensino, em 1925 o “Tio Manuel Gavião” hoje com 88 anos nasceu em 1918 (diz) ter começado ali aprender as primeiras letras. Com o decorrer dos anos essa escola superlotou a capacidade! Fazendo crer numa acta da Junta pois no ano de 1936 havia 114 crianças na idade escolar sendo 54 do sexo feminino e 60 do sexo masculino. Tiveram por isso que frequentar outros edifícios, uma dessas casas situava-se no lugar da Mámoa, conhecida mais tarde por “casa das ciganas” o nosso conhecido “Francisco Fernandes Correia” (Brasileiro) frequentou essa escola, estaríamos aí pelo ano 1946, muitas das pessoas de Carapeços com idades compreendidas entre os 56 anos e os 81 frequentaram pelo menos uma destas duas escolas. Recordo que este edifício do Adro da Igreja “chamada Sede” servia também de sala de espectáculos, provavelmente aos Domingos, muitas representações de Teatro foram ali feitas, o Sr. Major Rodrigues foi o principal dinamizador destas iniciativas culturais, nessa época em Carapeços. Fecha-se assim este ciclo escolar passados 58 anos.

 

 No dia 04-06-1950 é inaugurada finalmente a Escola da Fariota (primeiro edifício público construído de raiz), 15 anos depois de os nossos pais terem aprendido em condições precárias, mas a população de Carapeços continuava a crescer de uma forma impressionante, e 20 anos depois estava  também esta escola lotado de alunos, recorre-se de novo a algumas casas particulares, incluindo também a Casa do Povo (construída em 1954) enquanto estava já em marcha a localização e compra do terreno para a construção de uma nova nova (a actual escola), localizada na Avenida da Igreja inaugurada no ano de 1985, vindo assim satisfazer as necessidades de uma vez por todas. Fechamos assim em 2006 este longo percurso do ensino básico dos habitantes de Carapeços. 

 

  

                 "Casa das Ciganas"                                                               "Porta da Escola"

De cima para baixo vemos, a "Escola do Adro", a "Casa do Tiago",  a "Casa do Regedor", a "Escola da Fariota" e a "Casa das Ciganas".


 

Presidentes de Junta. 

CARAPEÇOS

 

"Tio Zilo" O Poeta"

SEDE JUNTA DE FREGUESIA

De 2ª a 6ª Feira:

Manhã: 9,00 - 12,30 horas

Tarde: 14,00 - 17,00 horas


Farmácia de Carapeços    Horário

Segunda a Sexta - Feira

09:00 – 20:30

SÁBADO

09:00 – 13:00 , 15;00 – 20:00

Domingos e Feriados 10h - 12h30

Tel.253882197


Extenção de Saúde de Carapeços

Horário

Segunda a Sexta-Feira

Manhã 08:00 -12:30

Tarde-13:30 -17:00

Tel.253881288

Linha azul 253883444


  A Junta de Freguesia agradece a vossa visita, volte sempre...  

Mapa de Carapeços
 
De
Clique na Imagem

 Bolsa de Mérito

Bolsa de estudo, para os alunos de Carapeços.

 

 

Carapecos Online.

Notícias, informação e discussão!


 

ACDC. Notícias


"Imagem de S.ªTiago" 

25 de julho dia do Padroeiro desta Freguesia.