Heráldica

A ordenação heráldica do brasão, da bandeira e do selo branco da freguesia de Carapeços foi tornada pública pelo Sr. Bartolomeu Correia Batista Barbosa, presidente da Junta de Freguesia, tendo em conta o parecer emitido em 7 de Outubro de 2002 pela Comissão de Heráldica da associação dos Arqueólogos Portugueses, e que foi estabelecido, nos termos da alínea q) do nº 2 do artigo 17º do Decreto-Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, sob proposta desta Junta de Freguesia, em sessão de Assembleia de Freguesia de 26 de Dezembro de 2002:

 

     

Brasão: escudo de ouro, com vieira de vermelho entre duas espigas de centeio verde, com os pés passados em aspa e atados de vermelho; em campanha, pano de muralha de negro, aberto e lavrado de prata e firmado. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «Carapeços».

             

 

      

 

 

 

Bandeira: verde. Cordão de borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

 

 

Selo: nos termos da lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Carapeços – Barcelos»

 

 

Simbologia presente no brasão:

 

Espigas de Centeio: Representam as actividades económicas implantadas na freguesia, entre as quais se destaca a agricultura.

 

Vieira: Representa o orago da freguesia: S. Tiago.

 

Pano de Muralha: Representa o património arqueológico da freguesia de Carapeços, no qual se destaca a citânia no sítio de Castro.