www.carapecos.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
BALDIOS

 

"JOGO DA BOLA"

 

Localizado no Lugar do Escairo,  mais conhecido por (jogo da Bola) este terreno tem a forma de um triângulo, com uma área de aproximadamente de 1.200,00m², é circundado todo ele por caminhos.

Comfronta de sul, pela estrada que vai para a Arieira. A Norte, com caminho, e a Poente com a estrada que segue para o lugar do Pedrogo.

De todos os baldios ainda existentes, este é o que tem maiores dimensões, estando bem localizado e com  bons acessos, poderá servir  no futuro, para a construção de infra-estruturas para fins sociais.  

 
 

 

"BALDIO DA ARIEIRA - 1"

 

  

 

Localizado no largo da Arieira, neste espaço com a área total de 1.500,00m², foi construido o polidesportivo da Associação Cultural e Desportiva de Carapeços, depois da cedência por parte da Junta de Freguesia do direito de superfície por um perídio de 51 anos aquela Associação. 


 

 

 "BALDIO DA ARIEIRA - 2"

  

  

Vista da estrada no Lugar da Capela                                      Vista junto á entrada do canal do Néu 

 

Localizado entre o lugar de Arieira e o lugar do Quartel, tem uma área aproximada de 500,00m². Podemos observa-lo da estrada à saída do largo da Arieira em direcção ao lugar do Escairo, confronta a norte com a essa estrada e a sul com a quinta do Néu, é atravessado longitudinalmente pelo rio da Capela, o que permitirá fazer uma requalificação de todo o espaço com o aproveitamento desse curso de água. Este baldio não sofreu qualquer alteração nos últimos 50 anos.

 


 

 "BALDIO DO PENIDO - 1"

     

 

                                                   Vista parcial do baldio do Penido

 

 

 

 

                                                           Exterior do moinho existente no baldio

 

 

 

    

Penedo da "Fonte da Costa"                                                                  Eixo, e engrenagens de moinho

 

 

 

  

Mina que dá acesso á nascente de água                                                    Depósito de água da mina

 

 

Este baldio com a área de 250,00m² localizado no lugar do Penido na “Costa do Vale” nas margens esquerda e direita do rio da Capela. Nesse baldio existe um Moinho em ruínas e alguns apetrechos no seu interior, também este propriedade de Junta. No mesmo terreno existe uma mina com uma nascente de água  que foi  encanada para abastecer a Escola Primária, o Cemitério Paroquial, Casa do Povo, e a Sede de Junta, os trabalhos de exploração iniciaram-se no mês de Abril de 1995.

De salientar que no mesmo terreno um pouco  mais elevado do lado esquerdo do moinho existe um penedo em que debaixo dele  jorrava água em  tempos passados, era conhecida como a “Fonte da Costa” era esta a fonte que abastecia a maior parte dos moradores, hoje essa água desapareceu á quem diga que foi encanada á uns anos atrás para um proprietário do lugar do Escairo.  

 


 

  "BALDIO DO PENIDO - 2"

 

 

 

                                                        Vista  geral do baldio

 

 

 

 

                                                     Moinho dos dois olhos

 

Este baldio está localizado no lugar do Penido, uns metros mais abaixo do anterior está também ele nas margens esquerda e direita do rio Capela, tem uma área com cerca de 400,00m² e alguns moinhos em ruínas, estes moinhos eram conhecidos pelo “Moinho de dois olhos”.

Esses moinhos pertenceram em tempos da sua actividade a alguns consortes mas todo o terreno envolvente sempre pertenceu á junta de Freguesia.

  


  

"BALDIO DO CARVALHO SANTO"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Baldio do "Carvalho Santo"

 

Localizado no lugar do Escairo, mais conhecido por “Carvalho Santo”, tem cerca de 200,00m², este baldio sofreu várias transformações ao longo dos anos, inclusivé na cedência de terreno para alargamento da via publica.

Lembro que aí existiam uns carvalhos muito antigos (desconhecemos a lenda pois alguma razão haveria para lhe chamarem Carvalho Santo!), em 1978 desapareceram de uma forma um pouco polémica pois foram abatidos abusivamente pela junta de Fregeusia de Tamel Santa Leocádia por estarem localizados na extrema das duas freguesias, o presidente da Junta de Freguesia de Carapeços (Augusto Coutada Neco), exigiu que fosem restituidos  para serem entregues á pessoa que os podava. A última transformação deu-se no ano 2005, com a pavimentação parcial desse espaço para parque de estacionamento e a arborização da restante área.

  


  

"BALDIO DO PEDROGO"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizado no lugar do Pedrogo, este baldio tem cerca de 100,00m², foi no ano 2005 requalificado com a sua pavimentação e a plantação de algumas árvores.

   


 

Presidentes de Junta. 

CARAPEÇOS

 

"Tio Zilo" O Poeta"

SEDE JUNTA DE FREGUESIA

De 2ª a 6ª Feira:

Manhã: 9,00 - 12,30 horas

Tarde: 14,00 - 17,00 horas


Farmácia de Carapeços    Horário

Segunda a Sexta - Feira

09:00 – 20:30

SÁBADO

09:00 – 13:00 , 15;00 – 20:00

Domingos e Feriados 10h - 12h30

Tel.253882197


Extenção de Saúde de Carapeços

Horário

Segunda a Sexta-Feira

Manhã 08:00 -12:30

Tarde-13:30 -17:00

Tel.253881288

Linha azul 253883444


  A Junta de Freguesia agradece a vossa visita, volte sempre...  

Mapa de Carapeços
 
De
Clique na Imagem

 Bolsa de Mérito

Bolsa de estudo, para os alunos de Carapeços.

 

 

Carapecos Online.

Notícias, informação e discussão!


 

ACDC. Notícias


"Imagem de S.ªTiago" 

25 de julho dia do Padroeiro desta Freguesia.